segunda-feira, 24 de novembro de 2008

As últimas - relato mais completo

Bueno,

São quase 16:00hs. Nesse momento há condições de dar notícias um pouco mais precisas e principalmente para os amigos fora de Blumenau que necessitam de informações. O negócio por aqui é caótico! O rio está baixando rápido, devemos beirar os 8 metros acima do nível ao final da tarde. Isso desobstrui (pelo menos de água) praticamente todas as ruas da cidade. O problema é que, aliado à enchente, temos fortíssimas enxurradas, desmoronamentos em todos os bairros, explosões de gasodutos (localizadas na região de Gaspar). Os gasodutos estão sob controle, entretanto ainda há diversos incêndios relatados e muita, mas muita gente em locais inacessíveis, isolados pelas quedas de barreiras e em situação de risco de soterramento. Todos os bairros foram atingidos, mas a coisa é gravíssima, segundo os relatos, no bairro da Velha, Fortaleza, Beco Araranguá, Morro da Garuva e Belchior e Baú, em Gaspar. As notícias de isolamento e pedidos de socorro são constantes, a defesa civil, corpo de bombeiros e exército atuaram em condições precaríssimas durante a madrugada, com impossibilidade de resgate em diversos locais (veja postagens anteriores). Hoje o grosso do equipamento do exército e marinha começou a chegar, com helicópteros de resgate e barcos a motor as coisas melhoram. Os bairros Progresso, Badenfurt, Vila Itoupava, entre outros ficaram absolutamente incomunicáveis desde ontem à tarde. O cemitério da rua João Pessoa cedeu e há relatos, que ainda não confirmei, de que espalhou caixões pela pista. O São José também teria desmoronado. A BR-470 está completamente interrompida em Gaspar, a BR-101 estácompletamente interditada em Palhoça e Itajaí, sem previsão de liberação. O litoral é inacessível! a única saída da cidade é para Indaial, via rua Bahia, mas a cabeceira da Ponte Salto está em meia pista. Entretanto, não há como chegar ao litoral, nem via Lages, existem diversas barreiras mais a frente. A SC por Massaranduba também está bloqueada por um grande desmoronamento.
Não vou reproduzir o sem número de relatos e focos de pedidos de socorro, que é situação generalizada na cidade. Atualmente são 13 mortos confirmados, 8000 desabrigados, 7 desaparecidos (números atuais somente de Blumenau), mas muitas localidades não foram acessadas e a tendência é de alta dessas fatalidades.
Os resgates continuam acontecendo e os abrigos estão sendo ocupados, sendo realmente o melhor local para a maioria da população dos locais de risco.
Para os moradores, a orientação segue a mesma, permanecer em casa, se local seguro, só sair em caso de extrema urgência. Muitas ruas seguem obstruídas e as equipes de resgate e obras precisam de trânsito livre. Não existem mais as ruas de mão única e a sinalização está em desuso, portanto mesmo aos pedestres aconselha-se a não circulação. O abastecimento de água não tem prognóstico otimista de retorno, a energia elétrica vai aos poucos tendo fornecimento restabelecido e as linhas telefônicas são caóticas.
Por enquanto não foi anunciado nenhum plano captação de donativos, nem mesmo auxílio financeiro, portanto aos que residem fora, resta esperar um pouco.
NOTÍCIA DE TEMPO REAL: nova explosão no Gasoduto Bolívia-Brasil e fornecimento interrompido também para o estado do Rio Grande do Sul.

Tão logo existam notícias e condições procuro informar um pouco mais aqui.

Trabalhando e de olho!

3 comentários:

Rolo disse...

Bom trabalho, Tulio...

Boa sorte e muita força para o povo de Blumenau e do Vale!

Anônimo disse...

Grande Tulio,

Agradecemos pelas informações...

Ficar sabendo destas noticias enquanto estamos longe é, por um lado, angustiante, mas, por outro, também muito bom. Só assim temos relatos mais sinceros do que está acontecendo.

Grande abraço para você e votos de rápida recuperação para as cidades do Vale...

Unknown disse...

ola boa noite queria se possivel ter alguma imagem do beco ararangua principalmente na quela regiao acima da igreja ai msm no beco ararangua pois tenho parentes que residem ai e nao consigo entrar em contato com eles quem poder me ajudar fico muito grato e desde ja meu muito obrigado .olha ai vai meu email qualquer noticia por favor envie para zecavidalouka@hotmail.com