sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Só nos faltava essa...

Bueno,

agora temos TOQUE DE RECOLHER!!!! Como se não bastasse o caos e a tragédia já instalados, os vândalos venceram. Fazendo verdadeiros arrastões nas áreas mais atingidas, invadindo as casas abandonadas e roubando, principalmente eletrônicos, uma meia dúzia de marginais provocaram uma medida parecida com um toque de recolher, sem estado de sítio. Agora só se pode circular até as 22:00hs, sob pena de prisão em caso de descumprimento. A situação me parece pior em Itajaí, mas vamos lá, estamos todos nessa... São aproximadamente 23:30hs do dia 27 de novembro e, conforme formato já adotado, começamos com o trágico e seguimos no alento:
O pelotão de engenharia do exército está por aí fazendo pontes e construindo acessos em tudo que é acesso destruído. Ontem, no fim da tarde, conseguiram acessar o bairro Progresso. De madrugada a chuva interrompeu o acesso outra vez. A passagem deve estar sendo reaberta, porém a Nova Rússia e Jordão continuam esperando. Com a chuva da madrugada, parece que mais algumas casas deslizaram, os relatos são os mais diversos, mas se repete mesmo que a rua São Bento cedeu. Ainda busco checar isso.
Hoje, após a postagem anterior, arrumei carona com um fiscal da prefeitura e fui dar uma olhada na região do anel viário norte e República Argentina. Desmoronou muita coisa lá, tem face de morro que simplesmente "pelou", a escola usada como abrigo está sob risco e deve ser desocupada, no anel viário as alças da cabeceira foram seriamente afetadas. A situação é braba, muito deslizamento por lá e, apesar de não avistar corpos, o cheiro torna a coisa muito preocupante. Um fedor de carne podre aliado ao odor do lodo misturado com esgoto lembram o risco de contaminação. Já há a recomendação de incinerar cadáveres de animais encontrados, com álcool ou gasolina. O governo federal desloca a equipe da segurança nacional especializada em resgate de corpos e se, aliados à vigilância epidemiológica, não começarem logo o trabalho, por mais impactante que seja, o jeito vai ser incinerar corpos humanos também. Os relatos de que, nas comunidades que ficaram isolados, as pessoas já estão sendo enterradas, em quintal de casa, terrenos não utilizados, etc. se multiplicam. Já há trabalhadores no morro com máscaras, os dias passam e acoisa começa a complicar, o medo de contaminação e epidemias aumenta.
Vamos às boas: os caminhões começam a conseguir chegar em Blumenau. Carregamentos de colchões, água e alimentos de todas as partes do país acessam o estado e, com alguma liberação nas estradas, já descarregam a preciosa carga melhorando a situação de suporte aos flagelados. A Petrobrás passou um caminhão tanque pelas barreiras e o fornecimento de gasolina torna-se novamente possível. A prefeitura informa que as aulas do ensino fundamental estão canceladas nesse ano, os alunos que possuem média e frequência suficiente serão aprovados e os outros terão possibilidade de adaptação no início do próximo ano letivo. Vacinas contra tétano e antibióticos para profilaxia têm a distribuição melhorada (e já me atraquei também), contudo cresce a preocupação quanto à leptospirose e epidemias diversas devido à possível contaminação da água. Os trabalhos na adutora rompida da ETA2 (responsável por 70% do fornecimento de água da cidade) avançam rapidamente. Restabeleceu-se hoje o fornecimento em 30% da capacidade desta estação, dia sim, dia não. A água ainda não está boa, mas volta a chegar e representa uma melhora indescritível na condição de higiêne dos abrigados ou não (experiência própria).

Incansável e de olho!

Um comentário:

Clube de Ciências disse...

Oi Tulio

Acabei de chegar da Furb, levei alguns mantimentos lá: escovas de dente, creme dental, fio dental (que até agora não haviam recebido nenhum!!!!), shampoo, absorventes, sabonetes e bolachas.

A moça que me atendeu falou que eles receberam hoje de uma rede de hotéis, caixas e mais caixas daqueles sabonetinhos, então isso já tem de sobra. Falta muito shampoo e escovas de dente.

De alimentos, estão faltando: feijão, geléia, bolachas e café.

De limpeza: detergente e sabão em pó.

Só pra lembrar: as redes municipal e estadual de ensino, estão divulgando nas comunidades, listagens com todos os alunos que precisam comparecer nas escolas na segunda-feira. Foram aprovados, no Município, todos os alunos que atingiram média anual 5 (ou somaram 15 pontos). Os demais estão LIBERADOS.

Ia te entregar um pacote de polenta, mas não te achei na Furb...Beijos, Ana