quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Nem tudo são espinhos...

Bueno, conforme anunciado em postagem anterior, hoje ressalto uma grande tacada da administração. O CONSAD, tão regularmente criticado, aprovou o piloto de concessão de bolsas para estudantes de cursos de demanda social.
Serão contemplados, já a partir do semestre 2009/1, com bolsa de 40% os estudantes dos cursos de Ciências Sociais, Matemática, Pedagogia e Serviço Social. Para usufruir desse benefício é exigido dos estudantes:

- Matrícula mínima de 85 Créditos Financeiros no semestre.
- Aproveitamento escolar semestral de, no mínimo, 75%.
- Ser adimplente com as obrigações contratuais e financeiras perante a FURB.

Além disso, para manter a bolsa, é necessário respeitar as seguintes limitações:

- Trancamento limitado a no máximo 2 semestres.
- Em caso de transferência entre esses cursos, só é permitida no semestre subsequente ao ingresso, deduzido o benefício já recebido.
- Não efetuar transferência para cursos não previstos para a concessão desta bolsa.

O piloto proposto previa apenas os cursos de Matemática, Pedagogia e Serviço Social. Ciências Sociais foi admitido na própria reunião do CONSAD, tendo sua vinculação defendida de forma quase unânime pelos conselheiros (outro acerto).
Tudo bem, existem outros cursos que devem ser incluídos, existem cursos de áreas muito afins e de critérios idênticos que não foram contemplados. Entretanto, prefiro nesse momento acreditar que o piloto dará certo, que em 2009/2 já teremos mais cursos incluídos e que todos os de demanda social serão contemplados (me tornei um otimista?). Mediante a iniciativa, vale o voto de confiança.

Meu rei, essa valeu ponto!

Estamos de olho!

4 comentários:

Carolcali disse...

Enfim uma boa notícia. Acho esta decisão do CONSAD acertada. Não é porque criticamos algumas das decisões da Administração Superior que não vamos reconhecer quando acertam.
Tomara que esta decisão realmente consiga aumentar o número de alunos nos cursos citados e que, se for necessário, esta medida seja ampliada para outros cursos.
Porém, só gostaria de fazer uma observação: lembro-me de que uma professora do Serviço Social deu esta sugestão numa das Assembléias durante a greve. Se alguém lembrar o nome dela, por favor informe.
De qualquer forma, estamos torcendo para que esta medidasurta o efeito esperado!!!

O FURBservador disse...

Carol, lembro de, reiteradas vezes, a professora Inês ter sugerido. E sempre teve coro entre os nossos. Tomara que seja sinal de novos tempos...

viegas disse...

Também gostaria de ser otimista e quero, sinceramente, morder a língua, mas não acredito na eficácia da proposta. Após a reunião do CONSAD/CONSUNI que discutiu as propostas orçamentárias para 2009, e onde o Gérson mencionou esta proposta de desconto mediante fidelização, discuti com ele a questão. Acho fundamental que se crie uma política de incentivo para atrair alunos para alguns cursos da FURB, principalmente as licenciaturas. Porém precisamos avaliar o público destes cursos. Muitos dos nossos alunos são professores de escolas públicas que recebem baixos salários e, pior, por serem ACTs, permanecem janeiro e fevereiro desempregados e sem garantias de reaverem suas aulas no ano seguinte. Como o desconto está vinculado ao programa de fidelização, e caso o aluno saia do curso ou por algum motivo não consiga cumprir com os pagamentos das mensalidades, ele terá somado uma dívida ativa. Ou seja, o desconto só se EFETIVA no final do curso. Acredito que muitos dos nossos potenciais alunos terão receio de assumir este contrato de risco.

viegas disse...

CONTINUAÇAO...

Considerando a importância destes cursos na formação de professores e sujeitos que possam refletir criticamente a respeito da sociedade, e lembrando a função social de uma universidade como a FURB, sugeri ao Gerson que se desse um desconto DE FATO e significativo para professores de escolas públicas que tenham interesse em completar sua licenciatura ou cursar uma segunda licenciatura, sem a necessidade de fidelização. Fui professor ACT por 6 anos e sei o drama da categoria. Fazendo isto a FURB não só estaria ampliando sua inserção social, através da capacitação efetiva dos profissionais das escolas públicas, como estaria atraindo muitos alunos de projeção social e comunitária que procuraram outras IES em função dos preços que praticam, muito mais condizentes com os vencimentos destes educadores, além do que, diminuiríamos o esvaziamento das licenciaturas.
Abraço a todos,
Viegas