sexta-feira, 5 de setembro de 2008

As pupilas do senhor reitor

Bueno, a solene inauguração deste blog marca a idéia de disponibizá-lo também como portal de publicação para outros FURBservadores. Os textos podem ser enviados para coloradofanatico@gmail.com e só serão "moderados" se absolutamente necessário, sendo publicados na íntegra, sem correções e com créditos atribuídos ao autor.

Sem delongas, se a idéia é fazer com que a administração superior tenha seus olhos abertos, tomo a liberdade de aproveitar a frase de abertura do novo "Ação Estratégica", informativo que recebemos em anexo à folha de pagamento nesse mês de setembro: "A partir deste mês, a Reitoria estabelece mais um canal de comunicação com a comunidade universitária, especialmente com os servidores da FURB: o informativo 'Ação Estratégica' trará a cada edição(...)" hehehehehehe, pessoal utilizem o "novo canal".

Agora, para iniciar a dilatação de pupilas, abro com texto recebido do colega Gilliard (auxiliar administrativo da Praça de Atendimento ao Estudante), externando um sentimento comum a grande grupo de servidores. Estamos de olho!

"Percebo uma gestão conturbada, confusa e perdida. Não consigo entender qual o objetivo de suprimir cada dia mais os direitos dos servidores da FURB, se esquecendo que esses são seu maior patrimônio, pois as pessoas são o único diferencial competitivo sustentável. Não medem as conseqüências dos seus atos. Não percebem que atitudes assim só geram insatisfação e desmotivação. Precisam fazer pesquisa de clima organizacional para detectar algo tão óbvio?
Ao invés de ter uma gestão centralizadora e autoritária (que aliás é exatamente o contrário daquilo que foi proposto na campanha), por que nosso magnífico reitor não pára para ouvir as riquezas de idéias que os servidores da FURB tem? Questiono também a eficácia desse modelo de gestão que tenta “cortar custos” tirando direitos e benefícios dos colaboradores ao invés de direcionar todo esse esforço no sentido de aumentar a receita, cuidando dos cursos que estão abandonados (como as licenciaturas, por exemplo) e criando estratégias que possibilitem mecanismos para atrair novos acadêmicos.
Parem de pensar que nós, os servidores, somos o ônus dessa universidade e comecem a nos tratar com respeito e dignidade. Não somos fantoches para que essa administração faça conosco o que bem entender.

Gilliard Schvanz"

4 comentários:

Carolcali disse...

Adorei o texto. Espero que este blog seja sempre bem movimentado.
Valeu!

Nelson Garcia disse...

Legal a iniciativa do BLOG.
O texto está muuuuiiiito bom.
Valeu!

Anônimo disse...

E o que mais me deixa triste são os DESPERDÍCIOS desnecessários dentro da Universidade, que não estão visíveis aos olhos de todos. Não seria prioridade mexer nesses "ralos" aos invés dos direitos de TODOS os servidores?
Cada um deve fazer a sua parte também.

Anônimo disse...

hehe...hoje acabou o café no Campus III (não tem mais pó de café mesmo !), será a tal redução de custos ? mas vai ter internet sme fio...