sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Em colaboração

Bueno, a vez agora é da colega Liliane (servidora lotada no Departamento de Medicina).

Continuamos de olho!

"Em nossa história de país é muito comum vermos a transferência de responsabilidades, dos que gastam o que não devem para os que não gastam e pouco recebem. Enquanto a corte deleitava-se em festas, bailes e jantares nababescos, a plebe trabalhava, pagava impostos aviltantes e alimentava-se dos restos da nobreza. Não é de se espantar que essa desigualdade social ainda seja uma instituição em nosso país.
Guardadas as devidas proporções, comparo nosso Reitor e seus Conselheiros ao nosso primeiro Príncipe Regente, D. João VI e sua corte que chegaram no país usurpando, desapropriando, aplicando impostos, negando direitos e tantas outras atrocidades.
Transferem para nós a responsabilidade de uma má administração. Não querendo ser preconceituosa, mas é difícil crer que as coisas podem ir bem num lugar onde o pró-reitor de administração tem formação em química, o chefe de gabinete é bibliotecário, o reitor tem formação em engenharia elétrica e o vice é médico. Sem contar os inúmeros profissionais capacitados que temos e estão literalmente desviados de função. Pergunto: onde estão os "administradores" da universidade?
Ao invés de criar estan situação de insatisfação, de falta de vontade e de indignação nos servidores, não seria muito melhor aceitarem que falharam, jogarem a toalha e pedirem ajuda àqueles que realmente sabem o que é gerir uma instituição de ensino? Buscarem ajuda entre os servidores, criar realmente um grupo comprometido com a FURB, o qual desça do salto alto e arregace as mangas para sanar os rombos no orçamento, pondo fim a esse clima horrível que estamos vivenciando, onde o chefe é o inimigo e o servidor é o capacho.
Às vezes sinto que nossos superiores substituiram as chibatas pelas canetas e o tronco pelas resoluções. Os instrumentos mudaram, mas o sentimento de impotência em relação a eles continua o mesmo.

Liliane Cristina Jarschel"

2 comentários:

Carolcali disse...

Liliane, adorei seu texto. A comparação que você fez está perfeita. É exatamente isto: os instrumentos mudaram, mas a postura, o comportamento continuam os mesmos!
Parabéns!

Rafa disse...

Lili e tulio,

Muito bom o texto. Continuamos na mesma, sendo "capachos" da administração superior. Obviamente que nossos altos salários, nossas viagens e nassa falta de dedicação à FURB, afinal de contas só ficamos aqui 40h por semana, devem ser os responsáveis pela situação geral. Fora nossa incapacidade de compreensão das coisas por sermos servidores de nível "médio". Diria talvez, nível "inferior", pelo modo como somos tratados.