quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Com o Sarau entre parênteses

Bueno, chego abrindo um parênteses dentro da linearidade da discussão que nem comecei, sobre o "Caso Licença Prêmio", "Caso CONSAD" ou "Caso É tudo a mesma coisa". Ocorre que sou emotivamente obrigado a resgatar momentaneamente o caráter inicialmente previsto para esse blog.
Fui negligente com meus interesses e, pricipalmente, com o amigo Viegas ao não acompanhar com maior zelo o tal "Sarau Eletrônico" que o amigo mantem com tanto afinco. Pois hoje, ao dar uma conferidinha no sítio da FURB, me deparo com a chamativa informação dos mais de 5000 acessos. Primeiramente, povoou minha mente aquele gauchesco pensamento de espanto: "báh". Ao ler o reporte da Alessandra Meinicke(CCM) e do próprio Viegas, descubro que se trata de usuários da "grande rede" de 268 cidades em 19 países. O "báh" é instantaneamente convertido em "mas credo!" e, ao me deparar com um link direto (que comento no final) não tive dúvidas e acessei o afamado.
Em relação ao protótipo que conheci há alguns meses (e cujo acompanhamento, desculpe, negligenciei), percebo robusto avanço. Como diria na minha terra: "Este sítio é de fina estampa". Organizado, agradável, atrativo!
A vergonha de não frequentá-lo anteriormente, apesar da constante divulgação do incansável Viegas e do conteúdo que sempre me foi de interesse, talvez me afastasse de um primeiro encontro, que certamente pede algo de comentário (e aqui estou eu em "pós vergonha"). Confesso que tratar de literatura sempre me foi praticamente inviável, pois sempre sinto-me um "analfabeto literário", mesmo conversando com amigos "leigos". E daí a acreditar na "audiência" de um canal com esse intuito sempre me pareceu desanimador. Quando apresentado ao projeto, lembro de ter pensado que, sem dúvida, o Viegas é um sujeito competentíssimo para fazê-lo, mas ainda assim com um desafio realmente a altura dele. Vieram as entrevistas, as novidades e o Sarau está aí. Absoluto sucesso e mais internacional do que a própria FURB (quem sabe o carro chefe...).
Me dediquei a uma "navegação geral" e ganhei um tempo lendo a entrevista do escritor Maicon Tenfen. A breve biografia por ele mesmo, a opinião sobre o mercado editorial e sobre as entidades de autores blumenauenses, fazem jus à categoria do Maicon. "Um cadáver na banheira" passa a destacar-se no meu rol de próximas leituras.
Mais recuperado do impacto do "tem 5000 pessoas na minha frente", destaco o que identifico como "a grande sacada": percebe-se logo ao acessar, que o Sarau é tão aberto à participação que não se fica com a idéia de empecilho intelectual. O trânsito na linha tênue entre o popularmente chato e o apaixonante da literatura é habilmente conduzido, tomando a navegação pelo sítio de sobriedade e conforto. Meus sinceros parabéns a toda a equipe responsável pelo Sarau (distribui os abraços Viegas, por favor).
Mããããs como eu nunca falo sobre algo sem botar defeito, ainda considero o Sarau de atroz inacessibilidade (me enviem o caminho das pedras, caso seja uma das minhas deficiencias tecnológicas). Entrar pelo sítio específico da Biblioteca, sem poder localizar o link pelo geral da FURB me parece algo a ser consertado... Portanto, aí vai o link diretaço: www.bc.furb.br/saraueletronico.
E, meu caro Viegas, quem sabe não envio em breve a (há meses) prometida resenha.

Continuamos de olho!

Um comentário:

viegas disse...

Olá Túlio, buenas!

Quero te agradecer, em nome das pessoas que estão ligadas ao projeto, a divulgação e a atenção que dispensasse ao Sarau Eletrônico. O projeto ainda é pequeno, mas estamos caminhando e, quem sabe, qualquer dia ainda conseguimos transformá-lo em referência.
O convite para que participaes do Sarau com textos amplia-se também para todos os leitores e frequentadores do FURBservador.
Abraço forte e fraterno,
Viegas