terça-feira, 23 de setembro de 2008

Palavras da presidente

Bueno, hoje a postagem é da presidente do SINSEPES (Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau), Elsa Bevian, com relação à aprovação do Orçamento da FURB para o exercício 2009. Logo abaixo, texto em apoio do prof. Caio de Cordova, atual Chefe do Departamento de Ciências Farmacêuticas.

"Prezados Servidores da FURB:



Em anexo estamos enviando dois documentos para leitura e análise. O primeiro trata-se da nossa manifestação/declaração de voto no CONSAD da última quinta-feira (18.09.08), sobre o Orçamento da FURB para 2009. Analisar a evolução das contas da Fundação é um exercício interessante, especialmente considerando que, nestes últimos seis anos em que nos propusemos a fazer este trabalho com muita seriedade, nossas expectativas sempre se concretizaram.

Outro aspecto interessante diz respeito ao pagamento do anuênio para os servidores, a partir de 1º.08.09. O Coordenador do Planejamento, Prof. Dr. Gerson Tontini, afirmou categoricamente que não está incluído nos números apresentados, o pagamento do referido direito. Após questionamentos disse que, bem, talvez, depende...

Ainda, outro item significativo diz respeito à FURB TV, pois ainda gera um custo de no mínimo R$ 1.200.000,00(hum milhão e duzentos mil reais/ano). A perspectiva da Reitoria é “vender” espaços culturais para empresários, segundo o Reitor. A FURB TV é uma concessão pública, que foi, SEM NENHUM DEBATE NESTA UNIVERSIDADE e nem mesmo com autorização do Conselho de Administração, desvinculada da TV Cultura e vinculada à TV Futura, afiliada da GLOBO. Que Universidade é esta???(parafraseando o Legião Urbana). As decisões são tomadas no gabinete do Reitor, a exemplo desta, a venda da nossa folha de pagamento e outras... Aguardem nosso próximo jornal!

O segundo anexo é o Comparativo do Estatuto dos Servidores da FURB com o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Blumenau. Conforme discutido em Assembléia, o SINSEPES está encaminhando os dois documentos para análise e início dos debates. Para facilitar a leitura, grifamos em vermelho todas as redações que são diferentes, e em preto, redações iguais ou equivalentes. Há certos artigos, de ambos os Estatutos, que não foram comparados, por não haver normas equivalentes; nestes, nós deixamos um espaço em branco.

Quase na totalidade, a lei 660/2007 é mais favorável aos servidores da FURB; de início, chamamos a atenção para os artigos 22, 120, 127, 130, 137, 146 e 151. A discussão, porém, deve se dar em relação a todos os artigos.

Aguardamos sugestões pelo correio eletrônico (sinsepes@furb.br).



Saudações sindicais.



Elsa Cristine Bevian
Presidenta do SINSEPES"

-------

"Cara Profa Elsa

Gostaria de parabenizar sua atuação em nome dos servidores da FURB, especialmente no CONSAD, e fazer votos que continue nesta luta, apesar das sabidas dificuldades e mesmo intimidações sofridas por aqueles que ousam levantar a voz contra os desmandos do autoritarismo.

Vivemos uma situação de falência das instituições (Conselhos Superiores) que antes garantiam a democracia e o controle dos pares sobre as ações dos dirigentes, sendo substituídos por um regime autocrático lembrando os tempos da ditadura militar no país.

Como dizia o profeta, "orai e vigiai". Vamos ficar atentos, e esperamos voltar a normalidade institucional pelo menos dentro de dois anos.

Mas temos que evitar que manobras escusas acabem por causar fissuras irreparáveis nos alicerces de nossa universidade.

Com um grande abraço,

(Obs.: autorizo a divulgação desta mensagem no blog dos servidores, caso julgar útil.)


Atenciosamente,

Prof. Dr. Caio M. M. de Cordova"


P.S.: os arquivos citados pela profa. Elsa serão enviados, mediante solicitação para coloradofanatico@gmail.com, uma vez que o tamanho impossibilitou reprodução direta no blog.

Continuamos de olho!

Um comentário:

Rafael Bennertz disse...

Que bom ter este blog, assim, mesmo de longe, posso saber o que está acontecendo com a FURBone...

Mantenha a periodicidade...
Parabéns pelo "empreendimento"!