quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Recapitulando...

Bueno, como assumido anteriormente, esta postagem é um breve resumo da situação enfrentada pelos servidores da FURB, que motiva as recentes manifestações de desagrado para com a administração superior da instituição.

Nos dias finais do último mês de julho, a administração da FURB propôs ao CONSAD (Conselho de Administração), alterações na Resolução 15 de 1995 (Estatuto dos Servidores da FURB). Destacam-se:
- Ampliação da Licença Maternidade para 6 meses.
- Para mães adotantes de crianças com até 1, 4 e 8 anos , licença de 120, 60 e 30 dias, respectivamente.
- Possibilidade de gozo da Licença Prêmio no período imediatamente antecedente à aposentadoria.
E o “nó da coisa”:
- alteração da Licença Prêmio por Assiduidade, dos atuais 90 dias a cada 5 anos de serviço ininterrupto, para 180 dias a cada 10 anos de serviço ininterrupto. O gozo destes, em período consecutivo, somente nos casos de interesse da Instituição, mediante decisão favorável da Reitoria, com caráter de formação.

Em primeira apreciação do relato no CONSAD, chega-se à situação de pedido de vistas por parte do SINSEPES (Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau). Começa a rodada de Assembléias da categoria e reuniões do CONSAD. Em tentativa de negociação com o reitor, a representação sindical foi informada de que as discussões deveriam dar-se no referido Conselho, estando a Reitoria disposta a discutir o quanto fosse necessário para correto esclarecimento da pauta. Na reunião seguinte (21/08), após acalorada discussão e uma “tratorada” do reitor, a representação da APROF (Associação dos Professores da FURB) usou o direito de pedir vistas ao processo. E dê-lhe Assembléia da categoria (já expressando revolta, sobretudo com o tratamento dispensado pela Administração da Universidade, que além de tudo, desde o início manifesta que “o servidor não perde nada, é ampliação de direitos”). A reunião do CONSAD, no dia 28/08, aconteceu com o Processo sendo discutido em regime de urgência (acabando com a disposição de diálogo da Reitoria), com nova “tratorada”, e aprovando na íntegra a proposta da Administração, com efeito retroativo ao da apresentação do Processo.

Bueno, novamente o Conselho decide contra os servidores e a Reitoria se nega a discutir alternativas. Novidade não há, entretanto percebe-se que os servidores denunciam a forma com que as posições da Administração são conduzidas, além do tratamento nas discussões, como se os servidores da Universidade não tivessem capacidade cognitiva para avaliar o que se apresenta. Os argumentos de que a medida, no conjunto contém avanços, jamais foi negada. Entretanto, dizer que na questão da licença prêmio, 90 dias em 5 anos e 180 dias em 10 anos é a mesma coisa, é um estupro a qualquer conhecimento matemático. Importante destacar que nos últimos anos, sistematicamente os direitos dos servidores vêm sendo usurpados em nome da saúde financeira da instituição. Esse episódio representa mais uma gota d’água no oceano de insatisfações que a Administração Superior causa aos seus colaboradores enquanto negligencia outras formas de controle de gastos e alternativas de financiamento das atividades. A soma de insatisfações pode ser sentida de leve nesse blog, nos corredores da Universidade e no dia-a-dia de nossas atividades. Tratar os servidores como burros é a decisão de alguns membros da administração, ignorá-los é a decisão de outros e fazer os dois é o principal motivo da crescente desmotivação e desagrado em continuar trabalhando na FURB.

Seguimos resistindo, continuamos de olho!

7 comentários:

Carolcali disse...

Falou tudo! É bem este o sentimento dos servidores. Porém, é uma pena que muitos tenham medo de se manifestar ou prefiram continuar no comodismo. É importante que todos se manifestem para mostrar o tamanho da nossa insatisfação. Não basta ficar de cara triste no setor ou se arrastando pelos corredores. Não dá para aceitar sermos tratados desta forma pela administração superior.
Parabéns pelo post, pois retratou exatamente o que vem acontecendo na FURB.

Unknown disse...

Amigo Túlio,

Embora discordemos das nossas preferências "timescas", é ótimo ler um texto tão bem construído e que reflita tão bem a nossa realidade... parabéns pela iniciativa!

Abraços tricolores!

viegas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rolo disse...

"Tratorada"!?!?
Parabéns pela iniciativa e pelos textos! Boa sorte, amigo!

viegas disse...

Para onde foi o post?

O FURBservador disse...

Meu caro Viegas,

há que se descobrir. Estou fuçando aqui para entender e tentar recuperar.

Unknown disse...

Parabéns pelo texto.
O que aconteceu com o direito à licença-prêmio, quando a Reitoria afirma que trocar de 90 dias em 5 anos para 180 dias em 10 anos faz lembrar o episódio do reajuste (reajuste e não aumento) quando a Reitoria afirma que com o pagamento do reajuste em 3 parcelas os funcionários não perdem nada. Começo a pensar que ou a Reitoria não sabe matemática básica ou imagina que os funcionários é que não sabem ou são tão burros a ponto de acreditar em tudo o que a Reitoria afirma.